domingo, 3 de fevereiro de 2019

Você Está Vivo? Estamos vivos?



Você está ouvindo, o som da chuva lá fora, batendo no vidro da janela? É como música, não é? Tem um ritmo intenso, agora. Embora, eu sinta o tempo passar lentamente... mesmo que o tic - tac incessante do relógio, me prove o contrário. Mas o tempo é relativo! Não sei como você está sentindo o passar das horas, talvez seja rápido, e nem perceba que estamos envelhecendo, inevitavelmente morrendo. Porém, eu sinto o tempo se rastejar pelas beiradas, e mesmo assim, não tenho controle sobre ele, assim como você. Estamos todos vendo a vida escorrer por nossas mãos, como água.   Alguns de nós prefere não pensar nisso, por temer a morte ou o que vem depois dela, mas nesse caso o posterior não importa, porque não sabemos o que acontece depois que todos os nossos sentidos e órgãos param de funcionar, quero dizer, se a nossa consciência ainda existiria depois disso, apesar que sinceramente não acredito que tenhamos alma ou que vamos nos tornar fantasmas, vagando pelo mundo. Porém, sabemos que estamos vivos, que existimos, que sentimos, e somos capazes de amar, de sentir prazer, tanto quanto de sentir dor, portanto é o tempo presente que importa, ou seja, enquanto ainda estamos aqui... vivos!
Podemos fazer escolhas erradas, ou não, podemos nos casar, ou escolher o contrário, podemos ler livros de poesia, ou resolver não os ler, podemos nos dedicar as artes, ou a ciência, ou ainda a filosofia, ou a nenhuma delas, podemos lutar pelo que acreditamos, ou ficarmos sentados observando tudo a nossa volta, sem de fato interferir. Você entende, o que importa aqui? Ora, é que podemos fazer escolhas, aliás, é impossível não fazê-las, porque mesmo quando escolhemos não escolher, já estamos fazendo uma escolha, e apesar disso ser um paradoxo, e irônico, é também fantástico, pois, se não estivéssemos vivos, no sentido mais existencial e profundo da palavra, não poderíamos fazer escolhas. Compreende que há diferença entre viver e sobreviver? Vivenciar e existir? Já se perguntou se você realmente está vivo, ou apenas vê a vida deslizar entre seus dedos, de maneira líquida, escorregadia e vazia? Eu penso muito nisso, e há dias em que me sinto viva, e outros que tenho certeza que estou morta.

-Sheila Tinfel

03/02/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

A Arte É Liberdade

A arte transcende a moralidade e nós artistas, não devemos levar em conta a moral e a ética, porque ao nos preocuparmos com essas questõ...