terça-feira, 9 de maio de 2017

ANÁLISE DA NARRATIVA: (ROMANCE) O Seminarista- Bernardo Guimarães



NARRADOR:
Heterodiegético (O narrador que não é o personagem, ser que narra de fora);
Onisciente (Narrador que conhece e sonda o íntimo dos personagens);
Subjetivo (Compartilha com os leitores, os comentários dos acontecimentos das próprias obras).

AÇÃO:
Principal: A valorização da carreira eclesiástica e em oposição ao celibato clerical

Estrutura:
Encaixe (Está no presente, em seguida situa-se no passado e volta para o presente).
Momentos:
Situação inicial: A amizade entre Eugênio e Margarida, e o forte laço afetivo entre os dois.
Peripécias ou pontos culminantes: O momento em que ele parte pela primeira vez para o Seminário de Congonhas do Campo e a ao ir despedir-se de Margarida é encontrado com ela abraçado, ambos a chorar (cena da p.21); Os versos que Eugênio escrevia para Margarida foram descobertos pelo padre regente e o entregou ao padre-mestre- diretor, o que ocasionou em punições, penitências, exortações, jejuns e acima de tudo o momento em que Eugênio descobre o amor que sentia por Margarida, mas também descobre que precisava extingui-lo de todo; Eugênio depois de quatro anos sem ver os pais, volta para casa, passar as férias e lá reencontra Margarida e percebe que toda a paixão que por ela sentia apenas cresceu ainda mais, e, portanto acaba cometendo atos inconseqüentes, o que o leva a descoberta do romance proibido por seus pais, e assim Eugênio volta para o Seminário novamente; Depois de sua volta ao Seminário, ele trava novas batalhas contra o que sentia e acaba descobrindo, ou melhor, acreditando que Margarida havia se casado, assim ele fica furioso de ciúmes e acaba não cumprindo a promessa que fez a ela e, portanto se ordena. Torna-se padre.
Desenlace: Margarida morre por consequência de um mal do coração, Eugênio quando a vê morta dentro do caixão fica extremamente abalado e quando vai iniciar a Missa, ele arranca de seu corpo todos os paramentos sacerdotais e sai correndo. “Estava louco... louco furioso.” (GUIMARÃES, 1995, p.102)
Definição: fechada

PERSONAGENS:
Composição:
Redondo: --
Plano: Eugênio, Margarida, Umbelinda, Senhora Antunes, Senhor Francisco Antunes, Luciano
Tipo: Padre Mestre Diretor

Caracterização:
Heterocaracterização:
Eugênio – Ex: “O rapaz era alvo, de cabelos castanhos, de olhar meigo e plácido e em sua fisionomia como em todo o seu ser transluziam indícios de uma índole pacata, doce e branda.” (GUIMARÃES, 1995, p.11)
 Margarida – Ex: “A menina era morena, de olhos grandes, negros e cheios de vivacidade, de corpo esbelto e flexível como o pendão da imbaúba.” (GUIMARÃES, 1995, p.14)
 Sr. Francisco Antunes - Ex: “Capitão Francisco Antunes, fazendeiro de medianas posses. Trabalhador, bom e extremoso pai de família, liso e sincero em seus negócios, partidista firme, e cidadão sempre pronto para os ônus públicos, nada lhe faltava para gozar da maior consideração e respeito entre os seus conterrâneos.” (GUIMARÃES, 1995, p.14)

Relevo:
Antagonista: Podem-se entender como antagonistas, os pais de Eugênio, já que estes fazem de tudo para que os dois não terminem juntos. Sr. Antunes expulsa Margarida e Sr. Umbelinda de suas terras, escreve uma carta para o padre-mestre-diretor do seminário de Congonhas de Campo, afirmando que Margarida havia se casado, tendo como objetivo fazer Eugênio desistir de tal paixão.
Protagonista: Eugênio

TEMPO: cronológico

ESPAÇO:
Físico: ar livre, a casa de Eugênio, o seminário, o quarto de margarida.


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