NARRADOR:
Heterodiegético (O narrador que não é o personagem, ser que
narra de fora);
Onisciente (Narrador que conhece e sonda o íntimo dos
personagens);
Subjetivo (Compartilha com os leitores, os comentários dos
acontecimentos das próprias obras).
AÇÃO:
Principal: A
valorização da carreira eclesiástica e em oposição ao celibato clerical
Estrutura:
Encaixe (Está no presente, em seguida situa-se no passado e
volta para o presente).
Momentos:
Situação
inicial: A amizade entre Eugênio e Margarida, e o forte laço
afetivo entre os dois.
Peripécias
ou pontos culminantes: O momento em que ele parte pela primeira vez
para o Seminário de Congonhas do Campo e a ao ir despedir-se de Margarida é
encontrado com ela abraçado, ambos a chorar (cena da p.21); Os versos que
Eugênio escrevia para Margarida foram descobertos pelo padre regente e o
entregou ao padre-mestre- diretor, o que ocasionou em punições, penitências,
exortações, jejuns e acima de tudo o momento em que Eugênio descobre o amor que
sentia por Margarida, mas também descobre que precisava extingui-lo de todo;
Eugênio depois de quatro anos sem ver os pais, volta para casa, passar as
férias e lá reencontra Margarida e percebe que toda a paixão que por ela sentia
apenas cresceu ainda mais, e, portanto acaba cometendo atos inconseqüentes, o
que o leva a descoberta do romance proibido por seus pais, e assim Eugênio
volta para o Seminário novamente; Depois de sua volta ao Seminário, ele trava
novas batalhas contra o que sentia e acaba descobrindo, ou melhor, acreditando
que Margarida havia se casado, assim ele fica furioso de ciúmes e acaba não
cumprindo a promessa que fez a ela e, portanto se ordena. Torna-se padre.
Desenlace: Margarida
morre por consequência de um mal do coração, Eugênio quando a vê morta dentro
do caixão fica extremamente abalado e quando vai iniciar a Missa, ele arranca
de seu corpo todos os paramentos sacerdotais e sai correndo. “Estava louco...
louco furioso.” (GUIMARÃES, 1995, p.102)
Definição:
fechada
PERSONAGENS:
Composição:
Redondo: --
Plano: Eugênio,
Margarida, Umbelinda, Senhora Antunes, Senhor Francisco Antunes, Luciano
Tipo:
Padre Mestre Diretor
Caracterização:
Heterocaracterização:
Eugênio – Ex: “O rapaz era alvo, de cabelos castanhos, de
olhar meigo e plácido e em sua fisionomia como em todo o seu ser transluziam
indícios de uma índole pacata, doce e branda.” (GUIMARÃES, 1995, p.11)
Margarida – Ex: “A
menina era morena, de olhos grandes, negros e cheios de vivacidade, de corpo
esbelto e flexível como o pendão da imbaúba.” (GUIMARÃES, 1995, p.14)
Sr. Francisco
Antunes - Ex: “Capitão Francisco Antunes, fazendeiro de medianas posses.
Trabalhador, bom e extremoso pai de família, liso e sincero em seus negócios,
partidista firme, e cidadão sempre pronto para os ônus públicos, nada lhe
faltava para gozar da maior consideração e respeito entre os seus
conterrâneos.” (GUIMARÃES, 1995, p.14)
Relevo:
Antagonista: Podem-se entender como antagonistas, os pais
de Eugênio, já que estes fazem de tudo para que os dois não terminem juntos.
Sr. Antunes expulsa Margarida e Sr. Umbelinda de suas terras, escreve uma carta
para o padre-mestre-diretor do seminário de Congonhas de Campo, afirmando que
Margarida havia se casado, tendo como objetivo fazer Eugênio desistir de tal
paixão.
Protagonista: Eugênio
TEMPO: cronológico
ESPAÇO:
Físico: ar livre, a casa de Eugênio, o seminário, o quarto
de margarida.
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