terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Um Novo AI - 5?






O Brasil está vivenciando um momento extremamente complicado, não só porque as taxas de feminicídio, casos de homofobia, desmatamento e desemprego aumentaram, mas também porque o autoritarismo tem se mostrado de maneira cada vez mais escancarada. A nossa democracia está em declínio, prova disso são as seguintes leis que alguns deputados querem implementar a nossa constituição. São elas: PL 2418/2019, que tem como autor o deputado José Medeiros (PODE- MT), e segundo a reportagem de Tiago Miranda “O Projeto de Lei 2418/19 obriga empresas provedoras de internet monitorar atividades terroristas e crimes hediondos. Pelo texto, os provedores da internet devem monitorar publicações de usuários que impliquem atos preparatórios ou ameaças de crimes hediondos ou terrorismo. As publicações devem ser repassadas às autoridades. A regra vale para provedores com mais de dez mil assinantes ou usuários. Caso a provedora não possa fazer o monitoramento, deverá permitir a instalação de softwares ou equipamentos pelas autoridades.” Resumindo, quer legalizar a monitoração de aplicativos de mensagens instantâneas e roubar sua privacidade.
Outro projeto de lei é a PL 3389/2019, de autoria do deputado Fábio Faria (PSD – RN), e de acordo com a reportagem de Ralph Machado “O Projeto de Lei 3389/19 determina que o provedor de internet exija e mantenha o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou de Pessoa Jurídica (CNPJ) do usuário de serviço de divulgação de conteúdo público. O texto insere dispositivo no marco civil da internet (Lei 12.965/14).” Ou seja tem a intenção de acabar com o anonimato na internet, e isso é extremamente perigoso, já que facilita o acesso dos seus dados e também a possibilidade de alguém usá-los para te chantagear.
            O terceiro projeto de lei que comentarei aqui é o PL 1595/2019, que tem como autor Major Vitor Hugo, mas que originalmente foi de Jair Bolsonaro e como explica Romulus Maya em seu artigo (https://duploexpresso.com/?p=108268), “ estabelece forças “antiterroristas”, com doutrina de ataque preventivo: atirar primeiro, checar se era ou não “terrorista” depois. Resguardadas, ademais, pelo uso de identidades falsas. Isso mesmo: forças clandestinas, exatamente como na Ditadura Militar. Para completar, a militância de esquerda é citada expressamente nesse projeto de lei como alvo prioritário (!)”. e “Tal Projeto de Lei busca regulamentar ações de governo para “prevenir e reprimir (supostos) atos terroristas no Brasil”. O texto abre brechas interpretativas para agir sobre atos que, mesmo não classificados como terrorismo, sejam considerados pelo agente público como “perigosos para a vida humana” ou para “alguma infraestrutura pública”. Ou mesmo que apenas “aparentem” sê-lo! Cabe tudo aí dentro…”
            Os dois últimos projetos de lei que apresentarei aqui são PL443/2019 e PL 5327/2019 “que transformam crimes comuns, militância política e coisas como ato público/ ocupação em “terrorismo”, alterando a denominada “Lei Antiterrorismo”, aprovada às pressas sob direção do Governo Dilma Rousseff em 2016. Tal lei já podia ser considerada um instrumento bastante perigoso (criminalizando p.e. “atos preparatórios”); mas piora, muito, com esses PLs. A necessidade de uma legislação específica sobre terrorismo é bastante questionável. Ora, os próprios Estados Unidos, um dos alvos prioritários deste tipo de ação (ataques terroristas), não possuem uma legislação específica dessa natureza. Ou tampouco países como a Alemanha e outros tantos da Europa”
Enfim, estão fazendo o que de melhor sabem fazer: criam um medo, algo para a sociedade temer, nesse caso o terrorismo, mas por de trás disso tudo, tem outras intenções. E quais seriam elas? Ora, pois querem nos tirar a liberdade de expressão, a nossa privacidade que já é pouca, e destruir a nossa democracia que é frágil como uma taça de vidro. Então ajude a dizer não a todos esses Projetos de leis absurdos, votando na enquete da Câmara dos Deputados. Deixarei os links logo abaixo do texto:
PL 2418/2019






Fontes: https://www.camara.leg.br/noticias/562539-provedor-de-internet-podera-ser-obrigado-a-monitorar-atividade-terrorista/

https://www.youtube.com/watch?v=yIfXKp6N8IQ&t=624s

https://www.camara.leg.br/noticias/565059-projeto-exige-vinculacao-de-cpf-a-contas-e-redes-sociais-na-internet/

https://duploexpresso.com/?p=108268

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2191116

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Morta, mas também Viva

Eu sinto o calor do Sol
Nas tardes de verão
E o frio
nas manhãs de inverno

Eu sinto sede
E fome
Sinto dor
E angústia

Mas não consigo
ir além disso
Porque sou como
um zumbi
um Robô;
Eu existo
Porém não estou viva

Morri há muito tempo
Enquanto lutava
contra a realidade
cruel e visceral

Eu perdi a batalha
E depois a guerra
E minha sentença
é habitar entre os vivos
Fingir que ainda
possuo um coração humano
Que é quente e pulsante
Como um dia já foi

-Sheila Tinfel
07/12/2019

Versos

Poetando
se faz arte
constrói-se mundos
Se dá voz ao coração

- Sheila Tinfel

A Poesia

Fazer poesia
É doar um pedacinho
da alma
É traduzir em palavras
os sentimentos
É transcrever
os pensamentos
É soprar vida
dentro das corações adormecidos
É a dar voz
a quem não tem
É proporcionar esperança
a quem está desgostado da vida
É criar mundos
É transcender a realidade

Fazer poesia
É criar arte

-Sheila Tinfel
06/12/2019

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Medo de Amar


Romance em 12 Linhas

Bruna Beber 


quanto tempo falta pra gente se ver hoje
quanto tempo falta pra gente se ver logo
quanto tempo falta pra gente se ver todo dia
quanto tempo falta pra gente se ver pra sempre
quanto tempo falta pra gente se ver dia sim dia não
quanto tempo falta pra gente se ver às vezes
quanto tempo falta pra gente se ver cada vez menos
quanto tempo falta pra gente não querer se ver
quanto tempo falta pra gente não querer se ver nunca mais
quanto tempo falta pra gente se ver e fingir que não se viu
quanto tempo falta pra gente se ver e não se reconhecer
quanto tempo falta pra gente se ver e nem lembrar que um dia se conheceu
- Bruna Beber

Postagem em destaque

A Arte É Liberdade

A arte transcende a moralidade e nós artistas, não devemos levar em conta a moral e a ética, porque ao nos preocuparmos com essas questõ...